quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Informação na Era Digital - Blogs

Vivemos na Era Digital, da informação em abundância, de fácil e amplo acesso. Milhares são as opções de comunicação, relacionamento e interação entre os usuários dessa grande rede que é a internet. A possibilidade de se comunicar com qualquer pessoa (conectada), em qualquer lugar do planeta, em qualquer horário e em tempo real, torna as relações, profissionais ou pessoais, mais simples e eficientes. Assim, muitos dos hábitos do passado estão se modificando, se moldando conforme as novas tecnologias que surgem. A carta foi substituída pelo e-mail, pelo correio eletrônico, o papel e a caneta ganharam um concorrente muito ágil, o computador, e os meios de informação também vem passando por severas alterações. O jornal não é mais único neste quesito, atualmente encontramos outras formas de comunicação, onde toda a população está interconectada e possui maior liberdade de expressão. É neste contexto que os blogs aparecem, dominando cada vez mais os meios de informação. Porém, nem sempre é o mais confiável.
Segundo a pesquisa “Impacto das Mídias”, realizada pelo Instituto Máquina de Notícias, “81,2% dos executivos acompanham diariamente o noticiário em sites, bem como blogs e agências de notícias”. Além de mais pesquisados e consultados, os blogs também estão ganhando mais credibilidade. Conforme aponta a pesquisa “numa escala de um a cinco, os sites, blogs e agências receberam nota 3,2 no quesito credibilidade”, enquanto em 2008, a mesma pesquisa, obteve como resultado nota 3,0. Para Elizabeth Kirk, “[...] as informações presentes na web são diferentes daquelas que estão nas bibliotecas, livros e periódicos porque não passaram por uma análise de um profissional (editores e/ou bibliotecários).” Por isso, a qualidade das informações é avaliada por quem irá utilizá-la. Kirk aponta alguns itens para a avaliação de qualidade de um conteúdo da web: a) Autoria: para saber a confiabilidade, é necessário analisar quem a escreveu; b) O Corpo de publicação: verificar se o autor tem material publicado e por qual instituição; c) Ponto de vista ou viés: é importante prestar atenção na opinião do autor que estará presente no texto.
Porém os blogs não são utilizados apenas no acompanhamento de noticiários, mas sim para as mais variadas informações e já ganham destaque no ramo do consumo. Isso porque, também confiamos mais nas informações boca a boca do que nas encontradas nos sites de empresas e de telemarketing. Deste modo, no blog são descritos os sentimentos, emoções, experiências e opiniões de pessoas que já adquiriram tal produto ou tiveram contato com tal empresa. Hoffmann (2010, p.43) afirma que: “Com o inevitável sucesso deste tipo de uso (da recomendação em blogs) a partir desse espaço virtual, o “crítico” torna-se uma espécie de “herói de consumo”, teoricamente servindo como “cobaia” e atestando o produto [...]”. Assim, o blogueiro passa a ser um especialista em tal assunto, apto a dar recomendações, mesmo sendo uma pessoa comum.
Além destas utilidades, os blogs podem ser muito úteis na divulgação de empresas, serviços, tal como as bibliotecas, tornando-se grande aliado na interação biblioteca – usuário. Também em atividades acadêmicas, para divulgação de trabalhos, educação a distância, confraternização de opiniões e experiências... Enfim, podemos utilizar o blog como e para o que nos for mais conveniente e interessante, entrando em contato com muitas pessoas, de diferentes idades, lugares, idiomas e opiniões. Afinal, é uma ferramenta que não tem preconceitos, aberta para todos os públicos e que se torna mais utilizada a cada dia.


Referências:
HOFFMANN, Elisa Götz. A influência dos blogs no processo de consumo. Porto Alegre, 2010. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000768008&loc=2011&l=08fdea557fdb85bb>. Acesso em: 23 ago. 2011.
Internet já a primeira fonte de informação diária para executivos. Site IG, São Paulo, maio 2011. Disponível em: <http://economia.ig.com.br/internet+ja+a+primeira+fonte+de+informacao+diaria+para+utivos/n1596943893795.html>. Acesso em: 23 ago. 2011.

Blogs como fonte de informação. Blog Verde, [Sl], maio 2007. Disponível em: <http://blogverde.com/blogs-como-fonte-de-informacao.html>. Acesso em: 23 ago. 2011.

              Bibliografia Consultada:

BARROCAL, André. Blogs são fonte de informação para 28% dos brasileiros, diz pesquisa. [Sl], 2011. Disponível em: <http://www.marcusvinicius.blog.br/blog/2011/08/20/blogs-sao-fonte-de-informacao-para-28-dos-brasileiros-diz-pesquisa/>.  Acesso em: 23 ago. 2011.


OLIVEIRA, Anagéssica F. N. de; SANTOS, Edilânia P. dos. Blogosfera: blog como fonte de informação. Ceará. 2011. Disponível em: <http://rabci.org/rabci/sites/default/files/BLOGOSFERA%20blog%20como%20fonte%20de%20informa%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2011.



2 comentários:

  1. Elo!
    Muito bom o teu texto, bastante claro!
    Parabéns!

    Eu já comprei vários produtos baseada na opinião de blogueiras e também acompanho muitos blogs de bibliotecas! ;)


    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eloísa, tudo bem?
    Muito bom o seu blog, é isso aí, precisamos disseminar a informação.
    Espero a sua visita no Bibliotecando por aí...

    Abraços,
    Mário

    ResponderExcluir