terça-feira, 13 de setembro de 2011

Imagem e Informação

             A fotografia está presente em todos os momentos da nossa vida, nos ajudando a gravar fatos e a manter sempre vivo na nossa memória o que aconteceu. Seja no encontro com amigos, para recordar pessoas queridas, armazenar ocasiões importantes ou simplesmente passar o tempo. Porém, poucas vezes pensamos nela como fonte de informação, que nos conta e demonstra fatos que ocorreram na vida de outras pessoas também, em outras épocas e em diversas situações. Atualmente estamos mais familiarizados com a imagem digital, rápida e eficiente, o que a torna cada vez mais presente no nosso dia a dia. Entretanto, sua disseminação e utilização mais freqüente se deu aos poucos, começando com o uso da câmara escura, evoluindo por tipos de negativos e positivos, papéis fotossensíveis, passando pelo termo “photographie” e chegando na atual digitalização, podendo ser armazenada em fitas, discos rígidos, CDs e DVDs.
                As imagens transmitem informações detalhadas sobre diversos assuntos e conforme a ótica e o contexto de quem a visualiza. Assim, torna-se fundamental a presença do profissional da informação, seja arquivista, bibliotecário ou museólogo, para que organize, preserve e deixe ao alcance do usuário que a procurar. Segundo Silva, [...] em se tratando do trabalho com documentos fotográficos, é necessário do profissional da informação além dos conhecimentos técnicos, a sua capacidade cognitiva para avaliar o conteúdo das imagens, buscando compreender que o documento fotográfico tem uma natureza diferenciada, devido a sua linguagem não-textual [...].
            Podemos dividir, de acordo com Lopez Peixoto (2006), o acervo fotográfico em: histórico (registro de imagens históricas, sobre uma determinada pessoa, instituição ou situação relativas ao passado); jornalístico (fotografias que complementam o arquivo das notícias publicadas em um jornal); publicitário (imagens feitas para comercialização de um produto, encomendadas por uma agência, empresa ou editoras) e social (registra eventos sociais e costumes de uma determinada comunidade).
            Com o crescimento da televisão, da internet e das redes sociais, a imagem desenvolve cada vez um papel mais importante e significativo na vida de todos, ganhando seu espaço no mundo virtual. É fundamental no contato distante das pessoas, para que compartilhem situações, auxiliado pela digitalização. Assim como na transmissão de notícias de forma mais eficiente e rápida e na preservação de fatos marcantes. Também são muito utilizadas no monitoramento e segurança de estabelecimentos e residências, para controle, visualização via satélite, disponibilizando mapas e auxiliando nas buscas policiais.
Imagens como as do ataque as Torres Gêmeas, da bomba de Hiroshima, da chegada do homem a lua, ou de personagens marcantes, nunca serão esquecidas, ficarão guardadas em nossa memória, sendo lembradas e assim, mantendo a história no presente. Neste contexto, o desenvolvimento da imagem ao longo dos anos se confirma como essencial para a disseminação da informação, estando presente na vida do profissional e exigindo que ele esteja também em contato, interpretando e conhecendo não apenas os livros, artigos e arquivos. Desde a sua criação vem crescendo e, junto com a internet e a digitalização, continuará a marcar seu espaço na sociedade.


Referências:

PEIXOTO, D. L. Os acervos fotográficos e sua organização: uma análise. 2006. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso-Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.


SILVA, R. C. da. O profissional da informação como mediador entre o documento e o usuário: a experiência do acervo fotográfico da Fundação Joaquim Nabuco. [ca. 2008].


Bibliografia consultada:

PACIORNIK, S. Fundamentos da Imagem Digital. [20--]. 39 f. Curso de Especialização em Animação-Departamento de Ciência dos Materiais e Metalurgia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, [20--].


Um comentário:

  1. Gostei de teu texto, mas poderia ilustrá-lo com um dos tipos de foto que mencionas no texto...

    ResponderExcluir