terça-feira, 6 de setembro de 2011

Microblogs: a informação ágil

         O ser humano sempre buscou se comunicar, utilizando imagens, sons ou mesmo signos. Da pintura, para a linguagem, para a escrita e o contínuo avanço da tecnologia, transformaram a comunicação, deixando ao alcance de todos, cada vez mais eficiente, unindo pessoas distantes e fazendo as informações chegarem com mais rapidez e a mais lugares. É certo que o grande impulso para que isso acontecesse foi o advento da informática, da internet, dos equipamentos eletrônicos e, claro, da chamada web 2.0. Esta, sendo um serviço da grande rede que é a internet, tem como base a inteligência coletiva (o usuário passa de apenas espectador, para construtor das informações). Neste contexto nascem os blogs, inicialmente pensados para servir como um diário eletrônico, mas que passam a transmitir informações sobre todos os conteúdos e tipos de atividades. Do mesmo modo, surgem as redes sociais, trazendo cada vez mais agilidade e interação de todos os usuários que a frequentem. Logo, a necessidade de informação rápida e eficiente é suprida na criação dos microblogs.
        O microblog parte da “ideia de um blog (atualizações em ordem cronológica inversa, possibilidade de comentários e trackbacks, blogroll), mas apresenta como singularidade o fato de que é adaptado para postagens de tamanho reduzido.” (ZAGO, 2008, p. 6.) Deste modo, torna possível a utilização por meio de outras ferramentas digitais, como o celular e, consequentemente, deixa a integração mais fácil. Ou seja, funciona como uma espécie de SMS (Short Message Service), onde o usuário transmite informações pessoais, institucionais ou notícias que ocorrem no mundo todo. Isto porque, segundo Rufino (2009) em tempos onde as informações são produzidas cada vez mais rápido e em quantidades cada vez maiores, as notícias precisam ser divulgadas também de forma mais rápida, pois os usuários estão ainda mais exigentes e necessitam acessar as notícias no momento em que os fatos ocorrem. Assim, o microblog funciona como ferramenta essencial para suprir tal necessidade, sendo prático, eficiente e acessível (em partes, já que ainda nos deparamos com o fato de que não são todas as pessoas que possuem computador ou acesso a internet, embora, aos poucos, essa realidade esteja se modificando).
         Um grande exemplo, o que obteve mais sucesso, com certeza, é o Twitter. Partindo da pergunta “O que você está fazendo agora?”, o microblog se desviou ligeiramente da sua proposta inicial (assim como o precursor blog) e passou a atuar também como um transmissor de notícias. Pelas postagens serem limitadas a 140 caracteres (com a finalidade de que possa ser mantido pelo celular), torna-se uma fonte uma ferramenta para quem necessita de informações sucintas e em tempo real. O usuário pode também disponibilizar links que remetam a informação completa, vídeos ou fotos, para os maiores interessados no assunto comentado. “O Twitter tem sua plataforma aberta, o que significa que qualquer um pode utilizar o código do sistema para buscar usos criativos. Há uma infinidade de sites e programas derivados do Twitter.” (CAROZO, 2009, p.33.) Vale destacar que o mecanismo do twitter encanta os brasileiros, já que nos últimos anos vem aumentando em larga escala o número de perfis.
         A sua utilização se dá das mais variadas formas. Em relação às ciências da informação, encontramos museus, jornais, bibliotecas, entre outros, presentes e atuantes. Entre estes, a Biblioteca Nacional do Brasil, bibliotecas públicas estaduais e municipais e até mesmo bibliotecas estritamente virtuais. Aproveitam a ferramenta para passar informações sobre o seu funcionamento (horários normais, em períodos de férias e feriados), as atividades propostas (exposições, debates, palestras), aquisições de acervo e notícias relacionadas à área. Deste modo, conseguem interagir cada vez mais com os seus usuários, estar presente, ter seu trabalho valorizado e levar a cada vez mais pessoas o conhecimento sobre a instituição.


            Para compreender melhor o funcionamento do twitter, um vídeo bastante interessante:
            
                                                                       
Referências

CARDOZO, M. L. Twitter: microblog e rede social. caderno.com, São Caetano do Sul, vol. 4, n. 2, p. 24-38, 2009. Disponível em: <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/file.php/14041/AULA_11_Microblogs/twitter_microblog_redesocial.pdf>. Acesso em: 06 set. 2011.


RUFINO, A. F. Twitter: A Transformação na Comunicação e no Acesso às Informações. In: Divisão Temática de Comunicação Multimídia, XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2009, Teresina. Artigo... [s.n.], 2009. Disponível em: <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/file.php/14041/AULA_11_Microblogs/Twitter_comunicacao_informacao.pdf>. Acesso em: 06 set. 2011.


ZAGO, G. da S. Dos Blogs aos Microblogs: Aspectos Históricos, Formatos e Características. [S.l.: s.n.], [2008?]. Disponível em: <http://www.utp.br/interin/artigos/artigo_livre_Zago.pdf>. Acesso em: 06 set. 2011.
                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário