segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Convergência das Mídias

            O desenvolvimento das mídias digitais, dos suportes de informação e as modificações na transmissão das informações influenciam na vida dos profissionais que trabalham nessa área e de todos que buscam estas informações. Assim, cada novo suporte gera uma série de discussões sobre sua validade, eficiência e a possibilidade de substituir o suporte mais antigo. O que aconteceu com os suportes de música (disco de vinil, fita, CD, mp3,...), de vídeo (fita cassete, DVD), de leitura (livro para o e-book e do jornal para o jornal digital). Entretanto, nem todos foram substituídos, mas complementados pela ascensão da internet. Neste contexto, surge o que chamamos de Convergência das Mídias.


           
            Segundo Jenkins (2009, p. 27), “Convergência é uma palavra que consegue definir transformações tecnológicas, mercadológicas, culturais e sociais, dependendo de quem está falando e do que imaginam estar falando.” E nesta, torna-se essencial a participação do usuário, que é quem passa a controlar esse novo modo de comunicação e transmissão da informação. Tomamos como exemplo os tantos blogs, redes sociais, jornais digitais, que são ferramentas muito utilizadas hoje em dia, mas que não estariam em funcionamento se não existisse o usuário, quem os utiliza e, consequentemente, os produz.

            Assim, entendemos como Convergência de Mídias “[...] a interação e interconexão entre a imprensa, a rádio, a televisão, os telefones, os computadores e as tecnologias de rede.” (MESQUITA, 1999, online) É a junção de forma harmoniosa de todas essas mídias e novos suportes que estão surgindo, com base no serviço web, as transformações que elas trazem e a forma como vemos esse novo jeito de nos comunicarmos.

Ela [Convergência das Mídias] prevê que toda a informação esteja disponível, a toda a gente, em todas as horas, em todos os lugares, em suporte digital (sob a forma de bits) onde será possível interagir com a própria informação, com o saber bem, como alcançar os centros de produção de conhecimento que lhe dão origem. (MESQUITA, 1999, online)

         Embora ainda não estejamos dominando esta nova ferramenta, mas sim aprendendo a lidar com ela e conhecendo as possibilidades, esta nova visão trazida, é necessário reconhecer a revolução que está surgindo. O desenvolvimento das novas mídias e o trabalho de todas juntas amplia nossa visão de conhecimento, cultura e relacionamentos. As informações são encontradas em um mesmo lugar, de forma rápida e eficiente, onde quer que o usuário esteja.  Porém, ainda precisamos aprender a lidar com elas, a selecionar o que elas têm de positivo e produtivo para nos oferecer. Mas acredito que seja uma questão de tempo, para que todos possam ter acesso e habilidades para usufruir de todas as funções que a Convergência das Mídias pode nos proporcionar.

            Para finalizar, apresento um vídeo sobre as Mídias Sociais:
             Fonte: youtube <http://www.youtube.com/watch?v=H61WvxOm1AM>


Referências

JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009. Introdução. Disponível em: <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=186842>. Acesso em: 28 nov. 2011.

MESQUITA, J. A convergência das mídias: do mass ao self media. 1999. Disponível em: <http://www.citi.pt/estudos_multi/joao_mesquita/index.html>. Acesso em: 28 nov. 2011

Um comentário: