terça-feira, 25 de outubro de 2011

Jornais Nacionais e Internacionais: uma análise

            Seguindo nesta nova mídia como fonte de informação, o jornal digital, assim como em todas as outras, é possível encontrar algumas informações diversas. Neste caso, pode se acentuar mais ainda pelo fato de ter uma atualização constante, o que faz com que algum jornal tenha uma notícia mais recente e com informações modificadas. Por isso, os jornalistas e editores precisam estar sempre atentos, trabalhando vinte e quatro horas. Para avaliar tal fato, faço agora uma análise comparativa entre os jornais digitais The New York Times, Zero Hora, O Globo e El País.
            A notícia internacional de hoje, que, na verdade, vem se desenrolando desde a semana passada, é relacionada à morte do ditador Muammar Kadhafi. Após a exposição de seu corpo por alguns dias, ele foi enterrado, hoje (terça-feira, 25), em um lugar secreto no deserto. Os jornais apresentam as seguintes informações:  

·         Os corpos do ditador, Moammar Gadhafi, do seu filho, Muatassim, e do ex-ministro da Defesa, foram enterrados no amanhecer, em local secreto.
·         A cerimônia foi realizada com orações islâmicas e apenas parentes mais próximos e oficiais estavam presentes.
·         Os corpos seriam enterrados em local secreto para evitar atos de vandalismo e que se transformasse em local de adoração por seguidores de Gadhafi. Porém, organizações internacionais que pedissem para ver o local seriam permitidas.
·         Traz também informações sobre a morte do ditador e a autópsia realizada, que será apresentada durante esta semana.

·         Os corpos do ditador Kadafi, do seu filho, Mutassim, e do ex-ministro da Defesa, foram enterrados durante a noite desta segunda-feira, em local secreto no deserto.
·         A cerimônia foi realizada por três dirigentes religiosos de Muamar Kadafi e o pai e dois filhos do ex-ministro estavam presentes.
·         Os corpos foram levados ao local secreto por 4 ou 5 veículos militares, saindo do frigorífico que estavam sendo exibidos.

·         Os corpos do ditador Muamar Kadafi, do seu filho, Mutassim, e de um ex-ministro, foram enterrados na madrugada desta terça-feira, em local secreto no deserto, às 5 horas da manhã.
·         A cerimônia foi realizada pro clérigos islâmicos, foram lidas orações muçulmanas, e apenas poucos parentes e autoridades estavam presentes. Há dias foi declarado que somente 4 pessoas participariam do enterro e que jurariam sobre o Alcorão não revelar o local.
·         Os corpos seriam enterrados em local secreto para evitar vandalismo e que virasse santuário de kadafistas. Porém, se organizações internacionais pedissem para ver o local seriam permitidas.
·         Um testamento revelado no domingo trazia o pedido do ditador para que fosse enterrado na sua cidade natal, mas o Conselho Nacional de Transição disse que não houve acordo para tal.

·         Os corpos do ditador, Muamar el Gadafi, do seu filho, Mutasim, e de um antigo membro do seu governo, foram enterrados ao amanhecer, em um local secreto no deserto.
·         A cerimônia foi realizada por clérigos muçulmanos e apenas membros do clã do ditador estavam presentes.
·         Os corpos seriam enterrados em local sem identificação para evitar atos de vandalismo.
·         O local do enterro estava sendo discutido por familiares, que queriam que acontecesse na sua terra natal, e pelos membros do Conselho Nacional de Transição, que defendiam que acontecesse em local secreto.
·         O fim da exibição dos corpos se deu pelo fato de eles estarem entrando em decomposição.

Analisando as notícias apresentadas pelos 4 jornais, poucas diferenças relevantes são percebidas, como o horário do enterro, os nomes conforme a nacionalidade do jornal (do ditador e de seu filho) e as pessoas que estariam presentes neste. Porém, se tratando de um fato sigiloso, é cabível esta divergência. O tamanho da notícia também é relativo de cada jornal, conforme a importância que é dada, assim como em um jornal impresso. Outra questão é a diferença entre as notícias de jornal digital e impresso. Neste, elas são mais extensas, devido à atualização, que, naquele, é mais constante e assim, trazem mais informações em menos tempo, com matérias mais curtas e sucintas. Deste modo, conforme a necessidade de informação que temos, devemos consultar uma ou outra fonte de informação.


Referências

THE ASSOCIATED PRESS. Libyan Official Says Gadhafi Buried at Dawn. The New York Times, New York, 25 Oct. 2011. Disponível em: <http://www.nytimes.com/aponline/2011/10/24/world/middleeast/AP-ML-Libya.html?_r=1>. Acesso em: 25 out. 2011.


CORPO de Kadafi é enterrado em local secreto. Zero Hora, Porto Alegre, 25 out. 2011. Disponível em: <http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Mundo&newsID=a3538732.xml>. Acesso em: 25 out. 2011.


KADAFI é enterrado de madrugada, com filho e ex-ministro, em local secreto no deserto líbio. O Globo, Rio de Janeiro, 25 out. 2011. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/10/25/kadafi-enterrado-de-madrugada-com-filho-ex-ministro-em-local-secreto-no-deserto-libio-925652250.asp>. Acesso em: 25 out. 2011.


MUÑOZ, Juan Miguel. Gadafi ha sido enterrado al amanecer en un lugar secreto del desierto. El País, [S.l.], 25 oct. 2011. Disponível em: <http://internacional.elpais.com/internacional/2011/10/25/actualidad/1319526089_910770.html>. Acesso em: 25 out. 2011.

2 comentários:

  1. Pra variar, nem sempre comento, mas tô sempre por aqui espiando os textos! ;)



    Beijo, queri!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elô! Com certeza, um dos melhores blogs da turma!! =) Parabéns!

    ResponderExcluir